André é um nome masculino que tem origem no grego Andreas, calcado no elemento andrós, que significa “homem”, “másculo, viril”. Chegou ao português através da versão francesa que é escrita da mesma forma.
Para os franceses, no entanto, este nome é mais comumente utilizado como um prenome ou sobrenome, de acordo com a regra da onomástica da língua francesa.
Este também é um nome bíblico, mencionado no Novo Testamento como o primeiro discípulo de Jesus Cristo, que também era irmão de São Pedro.
De acordo com a tradição, o apóstolo André pregou o evangelho ao longo o Mar Negro e foi crucificado em uma cruz que tinha o formato da letra “X”, chamada “crux decussata”.Segundo a lenda, André teria solicitado ser crucificado desta forma por não se achar digno de ser morto da mesma forma de Jesus Cristo. Por isso, este formato de cruz ficou conhecido como “cruz de Santo André”.
Santo André é padroeiro da Escócia, Rússia, Romênia e Grécia, e teve seu nome adotado por três reis da Hungria.
É um nome muito comum em todo mundo cristão e pode ser visto em diversas grafias. Tornou-se popular durante a Idade Média e em Portugal, foi encontrado em documentos datados do século XIII, através da forma antiga Andreu.
A variante italiana Andrea chegou ao Brasil como um nome feminino, se transformando em Andréa.
LUIZ: Significa "combatente glorioso", "guerreiro famoso" ou "famoso na guerra". Luiz é uma variante de Luís, nome originado no germânico Hloddoviko, Chlodovech, formado pela união dos elementos hlot, hlut, que significa "famoso, ilustre, célebre" e wig, que quer dizer "guerreiro”.
O original Chlodovech evoluiu para Ludwig, que posteriormente teve uma influência do latim e chegou a forma Ludovicus. A partir desta versão, a língua francesa o transformou em Louis, que enfim deu origem as formas “Luís” e “Luiz”. A versão com “z” é uma forma antiga de Luís, muito mais comum no Brasil do que em Portugal.
Em terras portuguesas, existem documentos datados dos séculos XIII e XIV que já continham registros deste nome.
Ficou convencionado que quando se utiliza a variante com “z” a letra “i” não é acentuada.
Normalmente, o nome Luiz pode se apresentar na companhia de outros, formando nomes compostos, como por exemplo Luiz Felipe ou Luiz Henrique.
No Brasil, uma das personalidades mais populares com este nome é o ilustre cantor e compositor Luiz Gonzaga, uma das figuras mais icônicas da Música Popular Brasileira.
NENA SANTOS

0 comentários